Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Banco é condenado a indenizar cliente por cobrança de juros abusivos

Instituição Financeira foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a indenizar cliente por danos morais em razão de aplicação de taxa de juros abusivos em contratos de empréstimos.

Publicado por Stéfani Sampaio
há 4 anos

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, condenou o Banco Crefisa ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10.000,00, além de devolução em dobro do valor cobrado de forma excessiva, por cobrança de juros abusivos em contratos de empréstimos.

No caso, o cliente, um idoso de 86 anos, de condição socioeconômica vulnerável realizou contratos de empréstimos simultâneos oferecidos pela Instituição Financeira, com juros muito acima da taxa média praticada no mercado, ocasionando evidente desiquilíbrio contratual.

A taxa de juros praticada pelo Banco era de 22% ao mês e 987,22% ao ano, percentuais totalmente além da taxa média praticada pelo mercado.

Muito embora não haja limitação na taxa de juros cobrada pelas Instituições Financeiras, o Código de Defesa do Consumidor veda o aumento no valor dos juros, tendo em vista que os contratos devem ser calculados tendo como base a taxa média praticada pelo mercado, determinada pelo banco Central.

Diante o reconhecimento da existência de juros abusivos nos contratos, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, condenou o Banco ao pagamento de R$ 10.000,00 a títulos de danos morais, além de reajustar a taxa de juros praticada pelo mercado na ocasião da assinatura dos contratos, e ainda a devolução em dobro do valor desembolsado a mais pelo cliente.

• Processo 1004461-83.2018.8.26.0481

Quer ter acesso a dicas relacionadas a Direito de Trânsito e Direito do Consumidor?

Siga-me no Instagram e LinkedIn

  • Publicações15
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações927
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-e-condenado-a-indenizar-cliente-por-cobranca-de-juros-abusivos/772979698

Informações relacionadas

Fabio Fettuccia Cardoso, Advogado
Notíciashá 4 anos

9 tarifas que o banco não pode cobrar!

Marina Gomes Cavalcanti, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Ação de obrigação de fazer em face de Incorporador e Construtor

Jorge Henrique Sousa Frota, Advogado
Modeloshá 6 anos

Atraso na entrega de imóvel - Dano moral, Dano material (lucro cessante/pagamento de alugueis), dano reverso e etc - MRV

Erika Nicodemos Advocacia, Advogado
Notíciashá 8 anos

Construtora deve indenizar consumidor por defeitos em imóvel novo

Paulo Tiago de Castro, Advogado
Artigoshá 7 anos

O que fazer quando existirem juros abusivos na cobrança de cartão de crédito?

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns pelo artigo, Doutora. continuar lendo

Que bom que gostou, fico feliz! continuar lendo

Minha mãe tem uns empréstimo com juros muito alto do banco mercantil do Brasil e uma portabilidade que está muito alto o valor gostaria de ser direcionado para um advogado que saiba trabalhar com isso obrigado continuar lendo

Olá!
Fico à disposição para analisar o caso de sua mãe e emitir parecer, caso ainda precise.
Atenciosamente,
Stéfani Sampaio. continuar lendo